domingo, fevereiro 05, 2006

Castells, a tecnologia e Portugal no DN online.

No caso português (ou da Catalunha), a chave passa pela educação.
"Portugal tem um contraste entre um sector pequeno muito moderno, em termos culturais, tecnológicos e de competividade. Mas a maioria não está só na idade industrial, mas mesmo numa sociedade agrária. O mais importante na sociedade informacional é a educação. Temos uma população não educada. É necessário mudar isso para viver numa sociedade em rede", afirma Castells.
Diz o DN online.

Pois é. O desenvolvimento passa pela educação. Já todos sabem mas os nossos governantes investem cada vez menos na educação.
As universidades têm propinas cada vez mais caras e são cada vez menos "amparadas" (no caso das públicas) pelo dinheiro do governo. Têm de se auto-subsidiar e isso custa dinheiro. Menos professores bons, professores com horários sobrecarregados ou alunos que não conseguem acompanhar o aumento das despesas. Sim, porque os alunos não pagam apenas as propinas. Pagam livros, fotocópias, e outro material necessário que, muitas vezes, as universidades não têm,etc, etc, etc.

Num país cada vez mais na "cauda" será que não é altura de mudar de estratégia. Pensar que se deve investir na educação para que daqui a 5 ou 10 ano consigamos desenvolver Portugal. E entretanto aproveitar da melhor forma os recusros que temos.
Mas os governos só conseguem ver o imediato.

Apesar disso, o "choque tecnológico" proposto pelo governo é um bom principio.
A tentativa de requalificar os licenciados no desemprego, também.

Mas isso não chega.

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.