terça-feira, janeiro 31, 2006

Analógico vs Digital


foto de: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=view&id=32748

Vi uma noticia que me intrigou bastante. A Nikon vai deixar de fazer modelos de máquinas fotográficas analógicas e a Konica-Minolta vai sair do negócio da fotografia e dedicar-se à pesquisa electrónica, associada à Microsoft.
Foi apenas há 70 anos que a Nikon começou a fabricar máquinas fotográficas...e hoje as máquinas analógicas são apenas 5% das vendas. Deixaram de ser rentáveis.

É muito mais cómodo ter uma máquina digital. Retocar as nossas fotografias. Tirar centenas sem que o custo seja muito elevado. Guardar num computador ou num CD centenas de fotografias. Imprimir apenas aquelas que realmente queremos....Enfim, a verdadeira democratização da fotografia. Fácil e barato.

No entanto, não posso deixar de me questionar...não estaremos a perder a verdadeira magia da fotografia?
Aquela magia que apenas um negativo nos poderia oferecer. Uma imagem que uma caixa negra guardava dentro dela e que nos deixava em suspense até a revelarmos. Noções de fotografia, de conhecimentos de luz e outros que vamos deixar de aprender. No futuro, talvez já nem saibamos o que são.
Será que amanhã, uma explicação do que é a fotografia aos nossos flhos vai parecer uma história de encantar e não a realidade aqui tão perto?

É preciso aproveitar o futuro...mas sem nunca esquecer o passado e o que ele nos ensinou!

6 comentários:

Anónimo disse...

Apesar do "post" já ser quase velinho, achei que merecia uma resposta!

Eu, que já sou da nova geração, tenho 15 anos, mas, ainda assim, identifico-me totalmente com o que foi escrito.

Até ao ano passado, não tinha ideia alguma de qual o processo da fotografia, como poderia a fotografia ficar "impressa" num negativo... o processo de revelação, etc.
Foi então no ano passado, numa escola profissional, que ao dar "A Fotografia", aprendi algumas coisas sobre tal. Desde conceitos básicos, a fotografia Pin-Hole, alguma história, o funcionamento de máquinas profissionais, revelação, etc.
Tenho que dizer que foi coisa que gostei, mas há que assumir que a fotografia digital é extremamente mais fácil e barata.

Talvez a "minha" geração seja das ultimas a conhecer este pedaço de história, mas com toda a certeza, é um pedaço de "história" que para além de ser mais uma página no livro das "Histórias de Avôs Para Netos", é uma arte que apesar de ser complicada, é sem dúvida de encantar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
BigP disse...

ola. antes de mais quero felicitar, pela qualidade do blog.
gostaria de saber se poderei utilizar o seu texto no meu blog, que tambem trata deste mesmo assunto, ou seja, fotografia analogica. cumprimentos!

Ana Luísa Henriques disse...

Olá Big P,
podes usar o meu texto desque que cites a fonte, isto é, coloques o meu nome e o link do blogue.

Quanto a si, Tiago, não tinha passado po este comentário.

Realmente a fotografia digital é muito mais barata e permiete ser trabalhada como antes não era mas perde-se a beleza da pelicula e todo o processo que elea implicava.

Enfim... como quase tudo, tem lado mau e lado bom.

Bom trabalho.

Anónimo disse...

Olá
É possível chegar a um lab e pedir apenas a revelação do filme. Com um scanner de transparências, a fotografia analógica também pode ser tratada, desde apenas pequenos ajustes de luz e contraste, às coisas mais incríveis que os programas permitem. E depois podemos imprimir apenas as que queremos. Por isso, nem os custos são o que foram quando éramos obrigados a pedir provas em papel de rolos completos (a cores; porque em P/B desde sempre a tradição foi pedir apenas revelação de filme e prova de contacto), nem se é obrigado a tirar milhares de fotos em filme como se tira em digital. Para que veja, a mim um filme de 36 fotografamas dura-me um mês na máquina. E prefiro-o. A contenção do filme exige mais de mim, saber o que quero e crescer, gosto desse desafio constante. Já quando uso a minha digital, posso clicar muito mais e muitas vezes nada se aproveita... Em geral, habituada que estou à densidade e às cores fabulosas e contrastes dos slides, não consigo gostar dos resultados em digital.
Cumps :)
Helena

Anónimo disse...

p.s. A digital tem vantagens indiscutível: para documentar banalidades ("querido, vi este vestido, o que é que achas" + foto digital da montra); para pôr a máquina num tripé e fazer auto-retratos para os documentos; para criar o gosto da fotografia em pessoas que podem acabar por fazer o percurso inverso do digital para o filme (são poucas, mas pelo que leio pela net são algumas, e é fixe quando se lêem tais experiências).

Uso-a também quando tenho autênticas febres, como preparação para o que quero fazer depois em filme (que invariavelmente fica sempre mil vezes melhor hehe)

Helena