quinta-feira, fevereiro 23, 2006

C de



História
Em Roma
, em Glória ao deus Saturno, comemoravam-se as Saturnais.Esse festejos eram de tamanha importância que tribunais e escolas fechavam as portas durante o evento, escravos eram alforriados, as pessoas saíam às ruas para dançar. A euforia era geral. Na abertura dessas festas ao deus Saturno, carros buscando semelhança a navios saíam na "avenida", com homens e mulheres nus. Estes eram chamados os carrum navalis. Muitos dizem que daí saiu a expressão carnevale.

A história do carnaval começa no princípio da nossa civilização, na origem dos rituais, nas celebrações da fertilidade e da colheita nas primeiras lavouras, às margens do Nilo, há seis mil anos atrás.Os primeiros agricultores exerciam a capacidade humana, que já nas nas cavernas se distingiuia em volta da fogueira, da dança, da música, da celebração...

Foram na intenção da Deusa Isis, no Egito Antigo, as primeiras celebrações carnavalescas.Com a evolução da sociedade grega evoluiram os rituais, acrescidos da bebida e do sexo, nos cultos ao Deus Dionisus com as celebrações dionisíacas.Na Roma Antiga bacanais, saturnais e lupercais festejavam os Deuses Baco, Saturno e Pã. A Sociedade Clássica acrescenta ainda uma função política de distenção social às celebrações, tolerando o espírito satírico, a crítica aos governos e governantes nos festejos.

A civilização judaico cristã fundamentada na abstinência, na culpa, no pecado, no castigo, na penitência e na redenção renega e condena o carnaval e muito embora seus principais representantes fossem contrários à sua realização, no séc. XV, o Papa Paulo II contribuiu para a sua evolução imprimindo uma mudança estética ao introduzir o baile de máscaras quando permitiu que em frente ao seu palácio, na Via Lata, se realizasse o carnaval romano. Como a Igreja proibira as manifestações sexuais no festejo, novas manifestações adquiriram forma: corridas, desfiles, fantasias, deboche e morbidez. Estava reduzido o carnaval à celebração ordeira, de carater artístico, com bailes e desfiles alegóricos.

Depois do Egipto, o primeiro, do segundo em Grécia e Roma Antigas e do terceiro, no Renascimento Europeu, particularmente em Veneza, o Carnaval encontra no Rio de Janeiro o seu quarto centro de excelência resgatando o espírito de Baco e Dionisus em tese de Hiram Araújo, estudioso do carnaval e do samba, ao contar uma história que completa seu sexto milênio e que acompanha a própria história da humanidade, a história do carnaval, considerando os seus Centros de Excelência, dividida em quatro períodos: o Originário, (4.000 anos a.C. ao século VII a.C.), o Pagão, (do século VII a.C. ao século VI d.C.), o Cristão ( do século VI d.C. ao século XVIII d.C.) e o Contemporâneo (do século XVIII d.C. ao século XX).

"Centros de Excelência responsáveis pela criação e irradiação dos modelos da festa. Cada Centro de Excelência do Carnaval, age como verdadeira usina de forças centrípetas absorvendo as culturas dos povos e de forças centrífugas irradiando os modelos de carnaval para o mundo. Os padrões de carnaval irradiados sofrem adaptações nas cidades em que os carnavais ocorrem."

from: http://www.artes.com/carnaval/historia.html
No site pode ainda encontrar-se uma cronologia desta festa a partir do trabalho original do Professor Hiran Araújo.

O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, mela-mela de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas.

O que é o Carnaval para os portugueses?
De ano para ano multiplicam-se as cidades que, com carros alegóricos e outras folias transformaram o Carnaval português numa festa muito próxima do Carnaval brasileiro. ainda que com menos fautosidade e com ... mais roupa... porque o frio ainda aperta!
É o carnaval de Torres Vedras que, para alguns, é o Carnaval "mais português de Portugal", o de Ovar, o da Mealhada...etc.
Para quem não assiste a estes grandes desfiles, restam ainda as inúmeras festas ou bailes de máscaras que se realizam um pouco por todo o país.

O Carnaval para mim...
Eu, todos os anos, passo o Carnaval fora de Lisboa.
Passo numa pequena aldeia albicastrense (vulgo do distrito de Castelo Branco), na terra natal da minha mãe.
Durante muitos anos, foi a única festa de Carnaval nas proximidades e, nessa altura, o baile enchia. A festa ficava a "rebentar pelas costuras" e conheciam-se pessoas de muitos lados que ali se deslocavam para festejar o Carnaval.

Nos últimos anos, o número de festas na mesma altura tem vindo a aumentar bastante e, na proporção inversa, são cada vez menos aqueles que vêm de outros locais para a "nossa" festa.
No entanto, apesar de ser apenas um baile com artistas desconhecidos, é uma festa com grande valor para todos os que lá nasceram ou para os seus filhos que mantiveram contacto com o local. É a altura dos emigrantes regressarem (para além de virem no Verão) e de todos aqueles que estão espalhados pelo país tentarem juntar-se. Novos e velhos juntam-se e celebram a festa da aldeia.
Ao ponto de custar muito a quem, por qualquer motivo, não puder ir. E só não se vai se realmente não der mesmo. Senão, mesmo com muita ginástica, lá se faz o esforço.
Quando não se está lá, só se pensa em lá estar...

E para vocês, o que é o Carnaval?

Agradecimentos a CP que lembrou o tema do Carnaval para a letra C.

3 comentários:

Carapaus com Chantilly disse...

Para mim o Carnaval é aquela época do ano em que não posso sair de casa pois costumam chover ovos e sacos d'água, tudo objectos que não combinam muito comigo. Enfim... a água combina, eu até tomo banho, mas dispenso água quando ensacada!
Gostava quando os cabeçudos de loulé faziam uma visita à cidade de Faro mas há muitos anos que tal não acontece...oh velhos tempos mais calmos e bonitos onde andam?

Espero que te divirtas e bailes muito! :P
CP

Anónimo disse...

eu sendo da cidade de torres vedras devo dizer k nunca na minha vida vi carnaval melhor! n e por ser da cidade, nem por sombras, mas a verdade é que carnaval mais portugues, nao ha!! n sei se as pessoas dos outros pontos do pais sentem a mesma anciedade que eu, tal como todos os outros torreenses, sentimos esta epoca do ano tao especial. para mim O Carnaval de Torres e u melhor do Mundo. Confesso que os carnavais do estilo brazileiro n m atrai muito, ja k faz sempre um friu de raxar nesta altura du ano i de vex em quando o s.pedro decide puchar da bisnaga para nos regar durante algumas horas! Carnaval é espirito, e folia, e divertimento, e alegria, é tudo issu i muito mais!!! uma das coisas engraçadas e k a anciedade é tanta por esta altura do ano, que os verdadeiros flioes, um mês antes do carnaval ja estao a ouvir akelas musicas que toda gente sabe a letra de cor as ninguem sabe kem canta mas que sao tao caracteristicas desta fexta!i u mais espantoso ainda e k despois do carnaval acabar, a nostalgia é tanta que um mês depois as pexoas ainda estao a ouvir as tais musicas!!! É este o espirito carnavalesco que se respira em Torres Vedras. I existe tb outro aspecto: Torreence que é torreence, durante 5 dias inteiros n dorme!!! Carnaval e festa... Durmir é Morrer!!!

Desejo um Bom Carnaval de 2007 para todos.. i é favor visitar Torres Vedras nesta altura do ano pk vale a pena!!!!

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! hair loss rogaine Connecticut state divorce laws Anabolic+supplements