quinta-feira, março 09, 2006

D de Doença ou doente

O que é estar doente?


Estar doente pode ser apenas uma mera constipação ou pode ser já uma pneumonia e então há que ter bastantes cuidados.

Estar doente pode ser ter varicela, ter uma depressão ou um esgotamento. Estes últimos requerem mais cuidado.

Mas quando se chega à recta final da vida e, na mesma pessoa, se junta a doença de Parkhinson, de Alzhimer e um misto de loucura...o que fazer?

É uma doença. Isso é certo. Mas é uma doença que afecta quem a tem e todos os que lhe estão à volta. Por mais que não se queira levar a pessoa para um lar ou para onde quer que seja, a verdade é que ninguém aguenta ter uma pessoa assim em casa.

Os nervos ficam destruidos.

Podem até achar que é egoismo da minha parte falar assim...mas a verdade é que, só passando pelas coisas, conseguimos compreender verdadeiramente a situação.

Nunca pensei ver chegar a minha avó a esta situação. Ela sempre teve muitos problemas de saúde e estávamos, há muito, preparados para o trabalho que iríamos ter com ela. Só não estávamos preparados para que isso quase destruisse as nossas vidas...


O que fazer? Não há respostas certas nem erradas. Mas nós temos uma vida a construir...e a dela, mal ou bem, já quase vai passada...

Um pequeno apontamento sobre Direitos e Deveres (proposto por CP).
A liberdade de uma pessoa acaba onde começa a de outra.
Os meus direitos só podem ser respeitados se respeitar os dos outros.

Liberdade implica responsabilidade. Direitos implicam deveres.

3 comentários:

Carapaus com Chantilly disse...

A proposito de Liberdade e Reponsabilidade e num tom sério e grave, recomendo a leitura de "The Imperative of Responsability" de Hans Jonas.

Carapaus com Chantilly disse...

Muito bem escolhido o quadro. Belissimo texto. Parabéns!
P.S. Neste post não vou fazer piadinhas. Ficam p'ra próxima prometo!
CP

Anónimo disse...

Pois é acho que todos deviamos ter direito a quando estivesemos mais velhinhos àqueles lares tipo apartamento com limpeza feita, enfermeiros e alimentação, torna-se muitas das vezes uma grande injustiça serem os familiares sem tempo disponivel e ou recursos a fazerem essa função, qd muitas das vezeseles proprios também precisam de ajuda embora não sendo pelas mesmas razões.
Força!

Mª. Augusta