terça-feira, agosto 22, 2006

Noticias de mim...

Tenho andado em Castelo Branco. Na rádio, tal como tinha dito. E já agora, um bocadinho de publicidade: Rádio Urbana - 97,5 FM Castelo Branco, 100,8 Região da Gardunha.
Estive na Rádio três semanas e aprendi bastante. Sobretudo percebi como as coisas funcionam e como as pessoas podem ser matreiras. Conheci uma rapariga muito simpática que me ajudou a integrar e que esteve sempre pronta a ensinar. Não é que todos os outros não fossem simpáticos mas a Arlete era a pessoa mais aberta e, por isso, aquela com quem estava mais à vontade.

A Rádio (pelo menos aquela, é uma rádio regional e tem poucos meios, incluindo os meios humanos) é um pouco diferente do que imaginava. Não é que tenha perdido o encanto mas é bem diferente. Percebi que, como jornalista, o maior prazer não será trabalhar numa rádio pois as noticias aí são curtas, rápidas e não há tempo para grandes investigações. Essas ficam para os jornais ou para as televisões em programas especificos. À rádio resta a música e os informativos curtos, à excepção de rádios informativas onde se pode desnvolver mais. A Rádio é um desafio pois há muito a fazer em pouco tempo e há poucos meios humanas mas, o que eu gosto é procurar, desenvolver, fazer reportagens e na rádio há pouco espaço para isso. O interessante da rádio será, talvez, a animação. Mas para animar há que ter um grande à vontade. E deve-se usar os programas para dar informações úteis. Como fazem na Urbana (pelo menos em alguns programas). Foi giro perceber como funciona mas, agora sei que não é bem aquilo que quero fazer.


Agora estou numa curta-metragem de um colega meu. Vou fazer a anotação ainda que não esteja bem certa da função em si. Já conversámos e espero fazer bem a minha parte. O filme pega no familiar/ não familiar ou unheimlich. Pega num casal que de casal só tem o nome e o facto de viverem na mesma casa pois seria dificil estarem mais afastados do que estão. Pega num homem que tem uma grande relação com o seu cão mas que não consegue fazer o mesmo com as pessoas. Há boas ideias de realização e o realizador tem uma noção bastante boa do que quer fazer. Sabe o que quer e o que ele quer parece-me que funciona bastante bem. Também está reunido de bons profissionais: fótografos profissionais, um camera de tv. O filme vai ser feito na sua camera HDV que me parece ter uma qualidade impressionante. Todos sabem o que estão a fazer e, talvez o mais importante, todos se conhecem relativamente bem e todos se dão bem. Porque, como diz o realizador, um filme tem que ser feito num ambiente porreiro e descontraido apesar de ser feito de uma forma séria. Todos levam a sério os seus papéis mas isso pode ser feito de forma a que fazer o filme seja um prazer e não uma chatice com uma pressão de morrer. A pressão existe, claro, mas tem também de deixar espaço para o prazer de fazer um filme. Como ele diz, de stresses e mau ambiente estava ele farto, por isso saiu da televisão. Se fosse para ter um filme assim, mais valia não ter filme!

Espero que corra tudo bem e que nada falhe por causa de mim. Parece-me que sou a pessoa menos segura da sua função. Vamos ter uma semana de ensaios e uma semana de rodagem. Espero que os eventuais erros e faltas sejam ultrapassadas nos ensaios. Aprender, tenho a certeza que vou aprender bastante! E divertir-me, espero que também.

Unheimlich..........talvez um dia num cinema perto de si.

3 comentários:

António Campos disse...

Discordo de um ponto.
A rádio pode desenvolver, explicar, mostar e debater.
Para isso servem os comentários, as reportagens, as entrevistas, os fóruns.
Depende pois do formato da rádio.
E dos meios.
Mas há rádios regionais (ou melhor, locais) que também o fazem.

Ana Luísa Henriques disse...

Eu sei. Mas naquela não havia espaço para isso. Tínhamos informação de hora a hora até às 13h e fomos a rádio oficial da Volta a Portugal em Castelo Branco. Tirando isso, o resto do espaço era animação, música e publicidade. Talvez também fosse por sermos muito poucos na rádio.

Carlos disse...

Pelo que eu me percebi, voce é realizador. eu tenho 15anos e quero futuramente ser realizador mas precisava de saber mais algumas coisas sobre o assunto.
se não se importa-se, poderia adicionar-me no mensseger para que voce me possa explicar essas coisas. o meu e-mail é carlos_rafael_1234@hotmail.com
fico a espera de notícias.