sexta-feira, agosto 04, 2006

Exames

A média de quimica subiu, houve o dobro de positivas e a Ministra da educação acha que "valeu a pena".
Não sei se valeu ou não, o que acho é que, havendo repetição, deveria haver de outros exames também. Por exemplo, de fisica e quimica de 11º.

Podem dizer que 11º não é 12º e que o que está em jogo é o acesso ao ensino superior...então dou-vos uma novidade: os exames realizados este ano no 11º ano (pela primeira vez) são exames para o acesso à universidade também. São exames de um programa novo que estes alunos iniciaram no 10º ano. Na escola da minha irmã, de duas turmas que fizeram o exame numa 1ª fase apenas 2 ou 3 alunos tiveram positiva. A professora disse que foi assim um pouco por todo o país. O exame tinha perguntas às quais nem os professores sabiam responder e responderiam igual aos alunos. Tinha perguntas cuja resposta era diferente da que está no livro adoptado pela escola...

Por tudo isto pergunto: se houve excepção para os alunos do 12º porque não houve também para os alunos do 11º? Os do 11º são menos que os do 12º? Muitos deles estão já impedidos de utilizar esta prova de ingresso para aceder à universidade pois não conseguiram alcançar os 9,5 necessários.

Pergunta à ministra: lembrou-se deles?

Acrescento ainda a inconstância e o nervosismo que a remodelação no ensino secundário provocou. Estes alunos que se encontram no 11º são os alunos que já estão dentro da reforma e, por isso, souberam muito mais tarde quando seriam os seus exames e até quantos exames poderiam ou teriam de fazer.

Porque é que se faz tudo em cima do joelho sem pensar nos problemas que isso traz aos alunos?
A escola é feita de alunos e para os alunos. Ou pelo menos deveria ser assim...

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