sábado, julho 08, 2006

Português, espanhol, portunhol...

Comecei este mês a aprender espanhol. Se vou estudar para Espanha, convém saber já umas coisitas para que "nuestros hermanos" compreendam qualquer coisita do que eu digo.

Possivel explicação para que os espanhóis não nos entendam e para nós os conseguirmos entender:
Eles não têm acesso a nada em português: os livros são traduzidos, os filmes dobrados e a música portuguesa não é muito conhecida por lá.
Nós vemos filmes espanhóis com legendas (sempre apreendemos qualquer coisa) e ouvimos música em espanhol (seja de espanhóis ou de latino-americanos).

Coisas interessantes do espanhol /português:
espantoso significa horrivel em espanhol.
esquisito significa muito bom.

O Portunhol já era! Ou vai ser a língua de futuro da Peninsula Ibérica?
Agora está na moda em Espanha, principalmente em Madrid, aprender português. Por causa das relações comerciais. Aqui, cada vez mais é necessário o espanhol para concorrer a um emprego.

Hasta la Vista!

3 comentários:

scelta disse...

Olá, espero que a tua aventura por terras de nuestros hermanos corra muito bem. Mas na realidade não é muito difícil encontrares a língua portuguesa por lá, nas ruas facilmente encontras um português ou um brasileiro, nas lojas acontece ouvires música portuguesa/brasileira. Nas notícias também encontras muitas referências a Portugal. Digo isto porque fiz Erasmus em Espanha e são imensos os estudantes portugueses que por lá não faltam...

Buen viaje!

Xosé Manuel Carreira disse...

Se vai para Madri, não é muito habitual para o cidadão comum madrileno o contacto com a cultura lusa, mas a situação é diferente na Extremadura espanhola ou na Galiza. Por exemplo em Santiago de Compostela a música ou a literatura portuguesas são bastante bem conhecidas.

Não se preocupe, Madri é uma cidade grande, um mundo, é possível encontrar pessoas de toda classe e condição e acho que vai gostar. A principal diferença na comunicação é que o espanhol é muito mais direito na conversa e talvez, no começo, ache isto estranho.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.