sábado, março 31, 2007

Hoje é o dia nacional do AVC (acidente vascular cerebral)

FACTORES DE RISCO PARA O AVC:
a. Pressão Arterial: é o principal fator de risco para AVC. Na população, o valor médio é de "12 por 8"; porém, cada pessoa tem o um valor de pressão, que deve ser determinado pelo seu médico. Para estabelecê-lo, são necessárias algumas medidas para que se determine o valor médio. (Determine sua Pressão Arterial).
b. Doença Cardíaca: qualquer doença cardíaca, em especial as que produzem arritmias, podem determinar um AVC. "Se o coração não bater direito"; vai ocorrer uma dificuldade para o sangue alcançara cérebro, além dos outros órgãos, podendo levara uma isquemia. As principais situações em qúe isto pode ocorrer são: arritmias, infarto do miocárdio, doença de Chagas, problemas nas válvulas etc. (Determine seu Risco Cardíaco).
c. Colesterol: o colesterol é uma substância existente em todo o nosso corpo, presente nas gorduras animais; ele é produzido principalmente no fígado e adquirido através da dieta rica em gorduras.
d. Fumo: sempre devemos evitá-lo; é prejudicial à saúde em todos os aspectos, principalmente naquelas pessoas que já têm outros fatores de risco aqui citados. Acelera o processo de aterosclerose, torna o sangue mais grosso (concentrado) ao longo dos anos (aumentando a quantidade de glóbulos vermelhos) e aumenta o risco de hipertensão arterial(Determine sua dependência ao fumo).
e.Uso excessivo de bebidas alcoólicas: quando isso ocorre por murta tempo, os niveis de colesterol se elevam; além disso, a pessoa tem maior propensão à hipertensão arterial.
f. Diabetes Mellitus: é uma doença em que o nível de açúcar (glicose) no sangue está elevado. A medida da glicose no sangue é o exame de glicemia. Se um portador desta doença tiver sua glicemia controlada, tem AVC menos grave do que aquele que não o controla.
g. Idade: quanto mais idosa uma pessoa, maior a sua probabilidade de ter um AVC. Isso não impede que uma pessoa jovem possa ter.
h. Sexo: até os 51 anos de idade os homens ter maior propensão do que as mulheres; depois desta idade, o risco praticamente se iguala.
i. Raça: é mais freqüente na raça negra.
j. História de doença vascular anterior: pessoas que já tiveram AVC, "ameaça de derrame", infarto do miocárdio (coração) ou doença vascular de membros (Trombose etc.), tem maior probabilidade de ter um AVC.
k. Obesidade: aumenta o risco de diabetes, de hipertensão arterial e de aterosclerose; assim, indiretamente, aumenta o risco de AVC.
l. Sangue muito concentrado: isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa fica desidratada gravemente ou existe um aumento dos glóbulos vermelhos. Este último ocorre em pessoas que apresentam doenças pulmonares crônicas (quer dizer, por muitos anos), ou que vivem em grandes altitudes. Em ambos os casos, o organismo precisa compensar a falta de oxigênio, aumentando a produção dos glóbulos vermelhos, para não deixar "escapar" qualquer oxigênio que chega aos pulmões.
m. Anticoncepcionais hormonais: os mais utilizados são as pilulos mas o médico deve avaliar e orientar cada caso. Atualmente se acredita que as pílulas com baixo teor hormonal, em mulheres que não fumam e não tenham outros fatores de risco, não aumentam a probabilidade de aparecimento de AVC.
n.Sedentarismo: a falta de atividades físicas leva à obesidade, predispondo ao diabetes, à hipertensão e o aumento do colesterol.(Determine seu Nível de Aptidão Física).

"Para entendermos como se combinam todos estes fatores, imaginem um cano (Tubo) por onde passa a água. Agora, vamos acrescentando lama a esta água e a velocidade da mesma começará a diminuir. A lama corresponderia aos constituintes do sangue. Finalmente, vamos colocar uns obstáculos de "cimento colante" dentro deste tubo (correspondendo as placas de aterosclerose); Logo, vamos notar que a lama vai começar a aderir a este cimento, aumentando ainda mais as dificuldades para a água passar".

Esta e outras informações em:
Saúde em Movimento
(particularmente importante ver QUANDO DESCONFIAR QUE UMA PESSOA ESTÁ APRESENTANDO UM AVC? )

Estudo: Treze em cada 100 homens vão ter um AVC até 2016
Treze em cada 100 homens e oito em cada 100 mulheres com 54 ou mais anos, a viver em Portugal, vão ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) nos próximos dez anos, segundo um estudo que envolveu 9.000 pessoas.
- avança o Diário Digital

Porque realmente não acontece só aos outros, pode acontecer a qualquer um.

Tenho um tio que sempre teve uma vida saudável e nem isso o impediu de ter um AVC. Não morreu, recuperou quando já ninguém acreditava mas ainda hoje (já aconteceu á cerca de 5 anos) não fala correctamente e, o lado esquedo que paralizou, já consegue andar (ainda que mais devagar) mas o braço não mexe. Escusado será dizer que teve de deixar de trabalhar, com tudo o que isso implica.

Conheço um senhor, agora com 50 anos, a quem isso aconteceu há pouco tempo. Também era saudável, não tinha doenças, não bebia e não fumava mas isso aconteceu-lhe na mesma. Não morreu mas tem de ficar o dia todo em casa sob pena de desaparecer. Já não diz "coisa com coisa" e, ainda por cima, apareceram-lhe diabetes e está agora quase cego.
Um rapaz de 20 anos, que estava perto dele no hospital, também teve um AVC e morreu. Não acontece só a pessoas de maior idade.

O pai de uma colega minha tev um AVC, entrou em coma e não recuperou. Ele já tinha problemas de saúde, bebia e fumava.

O pai de outra colega não tinha problemas, não bebia e não fumava e também desapareceu depois de um AVC.

Porque o risco é real, há que nos cuidarmos.

5 comentários:

Carapaus com Chantilly disse...

Por uns segundos pensei que hoje fosse o dia da Associação de Valorização do Chiado! Uff!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Em 28/03/2007 tive um AVC. Tinha na Altura 35anos. Penso ter sido salvo por um milagre. Fiquei Hemiplégico do lado esquerdo, mas a fala,a visão e a lucidez não foram afectadas, sendo. Percorri um grande caminho, mas hoje congratulo-me com a minha recuperação, sendo que apenas me falta reabilitar a força muscular e a destreza da mão e braço esquerdo. Boa saúde e evitem os comportamentos de risco

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Ford sport track turn signal problems New mexico health insurance small business Digital picture printing resolution fibromyalgia topamax gate openers Porsche in ripley Nabers cadillac Rwanda projectors lipitor side lipitor adverse reactions inkjet refills surveillance buspirone Wiggles bingo Concrete driveway repairs bdsm Asian women tiny tits Land rover range rover cars price comparison Texas hold em atlanta java roulette

Carlos Guerreiro disse...

A todas as pessoas que tiveram um AVC e que estão em fase de manutenção (após 8 meses) informo que o Golfe Adaptado é óptimo e já poderá ser praticado em Lisboa. Mais informações em http://golfelisboa.blogspot.com